A ASCDP é uma IPSS que nasceu em 2002 na freguesia de Paderne, concelho de Melgaço, para dar fundamentalmente uma resposta social a todos quantos necessitam da sua ação.

A atividade desta associação, ganha maior visibilidade em 2010, com a entrada em funcionamento do SAD, aproveitando a desativação da Escola Primária do 1º Ciclo de Além – Paderne. Através de um protocolo com a Câmara Municipal de Melgaço, foi celebrado um Auto de Cedência  destas instalações, procedendo-se à entrada em funcionamento desta 1ª valência (SAD) no edifício da antiga cantina escolar. Logo no 1º ano de funcionamento foram largamente ultrapassadas as expetativas iniciais desta direção, revelando ser uma aposta ganha.

Dado o sucesso desta valência e na persecução dos objetivos que norteiam a ação da ASCDP, a direção decidiu dar um “passo gigante” em frente, lançando-se numa candidatura PRODER, com um investimento de aproximadamente 400.000,00€, com vista à remodelação e ampliação do edifício principal da escola, convertendo-a na sede principal das operações e que, para além de todos os serviços administrativos, alberga agora, 3 valências: SAD, ERPI e CENTRO DE DIA.

A grande procura e o sucesso dos nossos serviços demonstra essencialmente que: as necessidades de uma resposta social existem, num concelho com elevado índice de envelhecimento e por outro lado, que a qualidade dos nossos serviços é apreciada.

Para levarmos por diante a nossa missão, contamos com o apoio do Estado (através da celebração de protocolos de colaboração com o ISS – Centro Distrital da Segurança Social de Viana do Castelo) e a comparticipação do utentes de acordo com os seus rendimentos, e/ou das famílias de retaguarda que estas dispõem. Acrescem alguns outros parcos rendimentos de algumas ações que esta direção promove, nomeadamente: Cantares de Reis/Janeiras, venda de rifas, funcionamento de uma tasquinha na Festa Anual do Alvarinho e Fumeiro em Melgaço, etc…

Todo este esforço que promovemos é recompensado pela melhoria da qualidade de vida da população local, principalmente dos idosos, sendo certo que manteremos sempre como lema dos nossos serviços “ o amor e o carinho ao próximo, sempre presente em cada palavra e cada gesto de todos aqueles que prestam o nosso serviço social.”

Assim sendo, a Direção da ASCDP deixa um bem haja a todos quantos utilizam, gostam e apoiam a nossa instituição.

O Presidente

Rui Pinho